As árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio, estudos demonstram que florestas antigas, equilibradas, produzem a mesma quantidade de oxigênio e gás carbônico, sendo por isso importante o plantio de novas áreas verdes, pois árvores jovens produzem mais oxigênio do que gás carbônico.
Possuem ainda grande importância para a manutenção da paisagem natural, devido ao grande papel contra a erosão exercido por elas, seja graças à absorção da água das chuvas por suas raízes, um árvore adulta pode absorver até 250 litros de água por dia, ou a grande fixação exercida ao solo por essas mesmas raízes, ou ainda a formação de barreiras contra a ação de enxurradas. Esse efeito anti-erosivo é de suma importância para a manutenção dos nutrientes no solo, que seriam lixiviados pela ação das chuvas, além de diminuir o efeito de assoreamento dos rios, daí a grande importância da manutenção das matas ciliares.
Outro efeito benéfico ao ambiente é a facilidade da penetração da água em solos cobertos de vegetação do que em solos nus, facilitando a alimentação dos lençóis freáticos. Um benefício ligado diretamente à qualidade de vida da população está na retirada de poluentes do ar, pois no processo de transpiração das árvores as partículas de água se aderem aos poluentes que serão transportados e acumulados nas nuvens quando então cairão sob a forma de chuva .
Desde os primórdios a humanidade tem utilizado as árvores em seu benefício, seja para a utilização da madeira para a construção de abrigos, obtenção de lenha, fabricação de armas e utensílios. Com o desenvolvimento de técnicas foi possível a obtenção de diversos outros produtos como a celulose (matéria-prima para a obtenção de papel), a cortiça, resinas, látex para a orientação da borracha, gomas, tanino e outros. Além do uso das espécies frutíferas para alimentação.

Em geral elas são ótimas para tirar ruídos, fazer sombra, arejar locais quentes, me diga quando estamos a procura de uma vaga de carro procuramos uma árvore para deixar o carro na sombra é lógico que em dias de chuva forte não é aconselhavél. Mas se possivél peço de coração ¨Plante uma Árvore as regionais do seu bairro fornecem mudas e até plantam pra você procure se informar você fará bem a NATUREZA e uma alegria enorme no seu coração.


Alguns tipos: Cedro( Cedrela fissilis) - Nativa com altura de 25 a 35m, decídua e muito utilizada em projetos de reflorestamento. Flamboyant( Delomix regia) - Árvore exótica (originária de madagastar) com altura de 10 a 12m, raízes grandes, tabulares e copa em formato de guarda-chuva. As flores são vermelhas e surgem por volta de outubro e janeiro. Existem exemplares que produzem flores alaranjadas e amareladas. Muito usada no Paisagismo de São Paulo.Pau Brasil( Caesalpinia echinata) - Árvore nativa com 8 a 12m de altura (há citações de exemplares com altura superior). O florescimento ocorre por volta de setembro-outubro. As flores são amareas. No passado, foi muito utilizado para extração de substâncias para tingir tecidos. O tronco possui espinhos.Tenho uma dela crescendo em frente de minha casa linda!!!!

Informações tiradas do livro de Jardinagem, curso que realizei no Pq. do Ibirapuera.

Flamboyant( Delomix regia)
Cedro( Cedrela fissilis)










Pau Brasil( Caesalpinia echinata)

Agora segue um texto que recebi de minha irmã que me inspirou a falar dessa maravilha a ÁRVORE.
                          
A árvore dos problemas

O carpinteiro terminou mais um dia de trabalho. Como era final de semana, resolveu convidar um amigo para beber algo em sua casa.
Ao chegarem, antes de entrarem em casa, o carpinteiro parou por alguns minutos, em silêncio, diante de uma árvore que ficava em seu jardim. Em seguida, tocou seus ramos com ambas as mãos.

Imediatamente seu rosto mudou. Entrou em casa sorrindo, foi recebido pela mulher e pelos filhos, contou histórias, e saiu para beber com o amigo na varanda.
Dali, podiam ver a árvore.
Sem conseguir controlar sua curiosidade, o amigo perguntou por que o carpinteiro fizera aquilo.

- Ah, esta é a árvore dos meus problemas – respondeu ele. – Sei que não posso evitar ter aborrecimentos no meu trabalho, mas estas preocupações são minhas, e não pertencem a minha esposa nem aos meus filhos. Assim, quando chego aqui, penduro meus problemas nos ramos daquela árvore. No dia seguinte, antes de sair para o trabalho, eu os recolho de novo. O mais curioso, porém, é que quando saio de manhã e vou procurá-los, alguns já não estão mais ali, e outros parecem bem menores e menos pesados do que na noite anterior.

(texto de Paulo Coelho no livro "Histórias para pais, filhos e netos")

Beijocas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantas em casa: qual é a melhor opção?

Ultimo Lar - Cemitério

14° FIAFLORA NO ANHEMBI